Terapia holística e o poder curador dos gatos

Terapia holística e o poder curador dos gatos

Terapias holísticas são formas de buscar a cura para um mal, compreendendo o ser como um todo e englobando os aspectos físicos, mentais, espirituais e emocionais do indivíduo e, para uma saúde ideal, é importante que todos esses campos estejam balanceados. 

Por ser reconhecidamente uma relação de benefício mútuo, a convivência com pets também pode ser enquadrada como uma atividade holística. Até mesmo o ronronar dos gatos parece ter um efeito benéfico à saúde.

Cientistas demonstraram que os gatos ronronam quando inspiram e expiram, com um padrão constante e frequência entre 25 e 150 Hertz por segundo. Essa frequência traz benefícios também aos humanos que estão por perto, podendo melhorar a sua densidade óssea e a sua saúde. O gato ronrona porque está feliz e tranquilo, mas é plausível acreditar que esse ato seja também um meio de comunicação e uma fonte potencial de autocura. O ronronar dos gatos faz maravilhas, e o contato com o animal libera dopamina (sensação de recompensa no cérebro), oxitocina (hormônio que é liberado quando estamos próximos de quem gostamos) e diminui o cortisol (hormônio relacionado ao estresse).

Os felinos, ao lado dos cães, são os mais utilizados em terapias assistidas por animais (TAA), oferecendo muitos benefícios aos seres humanos, pois os aceitam como eles são, aumentando a sensação de bem-estar. 

O gato terapeuta é um gato especial, porque precisa gostar de estar com pessoas conhecidas e desconhecidas. O cachorro é um animal com uma doçura mais incondicional e, por isso, há mais cães nas atividades terapêuticas. Quando há a conexão entre o paciente e o gato, surge um estímulo de reação que incentiva o equilíbrio e a cura.

A presença de animais de estimação junto de pessoas idosas, ajuda a aumentar a segurança e troca de afeto, agregando segurança ao idoso, que se sente mais seguro com um animal por perto. Os animais de estimação resgatam no idoso a capacidade de interagir, de se empenhar em novas tarefas e de amar cada vez mais seus animais.

#instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #felinos #felino #instacats #lovecats