Própolis Verde

Conheça o Própolis VerdeA Própolis é uma substância resinosa complexa, de aspecto pastoso, elaborado pelas abelhas através da coleta de resinas de diferentes vegetais da flora da região. A Própolis veda a colmeia e protege contra fungos e bactérias e evita a proliferação de micro-organismos. Desde os tempos antigos a própolis tem sido usada na medicina popular em vários países como sendo um bom remédio, tanto na terapia quanto na profilaxia de diferentes processos patológicos. Em estudos recentes, uma gama extensiva de propriedades farmacológicas foi demonstrada para esta substância, incluindo antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante, analgésica, antitumoral e cicatrizante.

Sua composição depende da época, vegetação e local de coleta.

A diferença entre os tipos de própolis está vinculada à sua origem botânica e à espécie de abelha que a produziu.

A própolis brasileira é hoje a melhor e a mais rica do mundo. O país também é o maior produtor mundial da resina. Um estudo desenvolvido na Universidade de Campinas classificou a própolis brasileira em 13 tipos, que variam conforme a cor, a composição e a consistência.

São 13 os tipos de própolis produzidas no Brasil, com variações de cor, composição e consistência, com destaque para a resina associada ao “alecrim-do-campo” (Baccharis dracunculifolia), nativo do Brasil, conhecida como PRÓPOLIS VERDE, que tem uma ampla gama de propriedades biológicas e farmacológicas.

Na composição básica da própolis verde entram 55% de resinas vegetais, 30% de cera de abelha, 8% a 10% de óleos essenciais e 5% de pólen, que conjugam mais de 400 componentes químicos, entre eles alcoóis, vitaminas, minerais e, principalmente, flavonóides e flavonas inibidores de crescimento de microorganismos.

A Própolis verde contém o Artepillin C, um flavonoide que tem ação antimicrobiana, imunomoduladora, antioxidante, anti-inflamatória e até antitumoral.

Propriedades da Própolis Verde

  • Antibiótico Natural age contra bactérias e fungos
  • Anestésica
  • Anti-inflamatória
  • Cicatrizante
  • Antisséptica
  • Regeneradora de tecidos

A Própolis e suas propriedades biológicas – Uma revisão bibliográfica