Cachorro sonha

Cachorro sonha?

Horas de sono são essenciais para um cachorro, já que seu corpo e sua mente necessitam descansar para repor energia e manter um metabolismo equilibrado

O cachorro dorme cerca de 20 horas por dia nos primeiros meses de vida, reduzindo gradualmente as horas. Quando adulto, dorme entre 8/13 horas, dependendo da idade, metabolismo e, também, da época do ano, dormindo mais durante o inverno. Já os idosos, com 8 anos, dependendo da raça, entre 15/18 horas.

Como o humano, cachorro sonha quando alcança o sono profundo, o REM (Rapid Eye Movement), quando há movimentos oculares rápidos e aleatórios, e o corpo apresenta um tono muscular reduzido. Entretanto, detecta-se uma elevada atividade cerebral, que permite a produção dos sonhos. 

Estudos mostraram que os padrões de ondas cerebrais do cachorro, durante o sono, não diferem muito dos observados em humanos. Os sonhos têm a mesma função que no homem: assimilar ou fixar experiências e as aprendizagens vividas durante o dia. É provável que cachorros sonhem com coisas que acontecem no seu dia a dia: passeios, brincadeiras com outros cachorros, a comida e com quem convive. 

Se eles sonham, também têm pesadelos. Uma experiência negativa pode se fixar durante o período onírico e sua recordação pode provocar um pesadelo, que nada mais é que um sonho com conteúdo negativo. Se ele chora dormindo, emite gemidos e tem espasmos, é provável que esteja tendo um pesadelo. Ao reviver em seus sonhos uma experiência negativa, eles costumam reproduzir a mesma reação que teriam caso estivessem despertos, podendo gemer, choramingar e até latir durante os pesadelos. Entretanto, se o cachorro tem pesadelos todos os dias, pode ser indício que seu ambiente e sua rotina estão afetando seu bem-estar.

Se o cachorro adormecido está muito agitado e parece estar tendo um sonho ruim você pode despertá-lo, mas não o faça de forma brusca para não causar estress. O melhor é observar e esperar, pois os pesadelos não costumam durar muito tempo.

#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram