Cuidando dos dentes do cachorro

O cuidado com os dentes é essencial para uma boa saúde, e a rotina de higiene oral é indispensável. Sem o cuidado necessário, os dentes se deterioram, causando mau hálito, placa e tártaro, além do risco de dentes lascados e da ocorrência de infecções, como gengivite e periodontite, que provocam mal-estar e agressividade. O cachorro de tamanho médio, grande e gigante começa a sofrer com formação de tártaro e placa a partir dos 3 anos, enquanto o pequeno começa a desenvolvê-los antes.

A comida seca de qualidade é uma das melhores opções de prevenção, por ser crocante, pelo tamanho e por não ficar presa nos dentes ou nas gengivas. Evite carboidratos e guloseimas humanas. Dê ossos e cartilagens apenas de vaca, que fortalecem os dentes e limpam as gengivas.  Adição de maçã e cenouras cruas à dieta também ajuda na limpeza.

Os dentes não aparecem por completo até o pet ter de 6 ou 8 meses, mas o hábito com a escovação deve começar cedo. Existem escovas e pastas de dentes específicas para cachorros, que permitem a introdução de uma rotina de escovação desde filhote.

Por alguns minutos diários, habitue-o, delicadamente, a ter seus dentes esfregados.

Não utilize pasta de dentes para humanos, pois o alto teor de flúor é tóxico para animais. Escove os dentes dele uma vez por semana. Se o cachorro for adulto, levará mais tempo para habituá-lo a isso, mas tenha paciência.

Há brinquedos que ajudam na limpeza, mas devem ser de nylon ou borracha natural, não muito duros. Evite que ele morda sapatos ou outros objetos de casa, pois desgastam os seus dentes. Revise sempre a boca do seu cachorro para verificar se não há formação de tártaro, cáries, feridas ou qualquer outro sinal anormal.