Spitz Alemão / Lulu da Pomerânia

Spitz Alemão / Lulu da Pomerânia

O Spitz Alemão, assim como diversas raças do tipo Spitz possui uma história antiga, estando presente junto às populações humanas a milhares de anos. Algumas ossadas e fósseis, por exemplo, datam de mais de 2000 anos. Por isso, os cães do tipo Spitz são uma das mais antigas raças de que se tem conhecimento. O termo tende a englobar diversas variedades de uma mesma raça, com a diferença sendo o tipo de porte, sendo eles: grande; médio; pequeno e anão ou Lulu da Pomerânia, como é conhecido no Brasil).

Os cães do tipo Spitz foram desenvolvidos para realizar diversas funções, como caça (tanto de animais de grande porte como pequeno), pastoreio, para puxar carrinhos e trenós e para servirem como cães domésticos e de companhia.

Todos eles são similares na aparência, variando na cor, geralmente marrom/caramelo, branco e preto. Os de menor porte podem apresentar padrões de cores diferentes. Todos possuem a aparência de uma “raposa” com orelhas pontudas e rabo ondulado.

Temperamento: São considerados extrovertidos e amigáveis. O comportamento pode variar, mas em geral a raça é considerada como leal e pode servir como um bom cão de alerta.

Saúde: sofrem de algumas doenças comuns sobre cães de raça, como luxação patelar (especialmente quando obesos) e podem sofrer de escurecimento do pelo e alopecia. Visto que são originários de regiões frias, deve-se cuidar do pelo frequentemente. Recomenda-se escovação diárias para remover o pelo morto e a tosa a cada 2 meses.

WhatsApp chat