Shi-tzu

Shi-tzu

História: É uma das raças consideradas “anciãs”, aparecendo em tapeçarias chinesas de mais de dois mil anos atrás e documentos do império bizantino. Análises de fósseis e DNA demonstram que apesar do porte e aparência, o Shi-tzu é uma das raças mais próximas – do ponto de vista genético – dos lobos. A raça foi desenvolvida na região do Tibet e acredita-se que os monges da região ofereciam os cachorros como presentes aos imperadores chineses. Ela era tão valorizada pelos imperadores que eles se recusavam a vende-los ou doá-los. Os primeiros cães foram importados para a Europa somente na década de 1930, se popularizando na segunda metade do século XX. Nome Shi-tzu significa cachorro leão, dada a semelhança do cachorro com a representação dos leões em artes chinesas.

Saúde: Pode desenvolver diversas complicações, em maioria ela são hereditárias, como hipertiroidismo, problemas oculares e, sobretudo, respiratórios. Vivem geralmente entre 10 a 16 anos. Sua distinta pelagem requer tosa constante e escovação regular, o que deve ser levado em conta ao adotar um cão da raça.

Temperamento: Obviamente o temperamento varia de cachorro para cachorro, mas via de regra eles são considerados cães fiéis, alertas, carinhosos e ativos, interagindo bem com crianças e outros cães. Para que aprendam comandos básicos recomenda-se que a socialização e o treinamento comecem desde cedo. Apesar de não terem sido criados como um “cão de guarda”, shi-tzus atuam como eficientes cães de alerta.

WhatsApp chat