Quantos dentes os cães têm?

Você já se perguntou quantos dentes os cães têm?

São 28 dentes de leite, que começam a aparecer 2 semanas após o nascimento, e crescem completamente em 8 a 10 semanas. Esses dentes são muito afiados, porque que os filhotes precisam de ajuda extra para mastigar, em razão de suas mandíbulas não serem tão fortes quanto às dos cães adultos. 

Os cães perdem os primeiros dentes rapidamente, devido a sua rápida maturação.  Os incisivos são os primeiros a cair, por volta dos 4 meses de idade, seguidos pelos caninos, geralmente aos 5-6 meses. Então, os pré-molares e molares aparecerão entre 5 e 8 meses. 

Um cão adulto terá 42 dentes permanentes. 

Os Quatro Tipos de Dentes

Incisivos: os 12 pequenos dentes na frente da boca, sendo 6 na parte superior e 6 na parte inferior. A principal função deles é raspar os alimentos, e usados também para remover algo do pelo, como pulgas ou alguma sujeira.

Caninos – dentes longos e pontiagudos de ambos os lados da boca, também chamados “presas”, sendo 2 dois na parte superior e 2 na parte inferior. A anatomia deles permite perfurar e triturar alimentos. Também, é com os caninos que eles seguram objetos como brinquedos, ossos e alimentos.

Prémolares – Localizados atrás dos dentes caninos, esses 16 dentes (8 na parte superior e 8 na parte inferior) são mais afiados e utilizados para mastigar ou mesmo triturar alimentos;

Molares – dentes planos e resistentes na parte posterior da boca, e usados ​​para quebrar alimentos mais duros ou secos antes da mastigação. 

São 4 molares na parte superior e 6 na parte inferior.

Como seu cão tem a boca cheia de dentes, é extremamente importante que você preste atenção à saúde bucal dele. A escovação e limpeza regulares garantirão a saúde dentária e periodontal. Certifique-se de usar pasta de dentes formulada especificamente para cães.  Os brinquedos de mastigar, também, são uma opção no que diz respeito à higiene, e uma boa alternativa para os pets que não toleram a escovação.

#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram