Entendendo o ciúme de gato

Imagine uma casa com um tutor e dois gatos. O bichano mais velho entende que o tutor é o líder do grupo, pois fornece a comida. Logo abaixo vem ele próprio, o gato mais velho e mais forte. E, abaixo, o bichano mais jovem, que ainda não conquistou seu lugar. Se o tutor oferecer um petisco primeiro para o mais jovem, o mais velhovai entender isso como uma afronta. Ele vai demonstrar que está insatisfeito com a situação e exigir que as coisas voltem ao normal. O problema é que o gato mais novo, também, pode ter sua visão de mundo e entender a hierarquia da casa em outra ordem. Assim, os gatos vão ter ciúmes um do outro, pois vão querer mostrar quem está acima na pirâmide da casa. Mas com algumas atitudes simples, é fácil ajudar seus amigos a viverem em paz.

Acabando com as brigas

  • O ideal é manter um comedouro, bebedouro e caminha para cada bichano, e sempre uma caixinha de areia a mais que o número de gatos na casa. 
  • Distribuir nichos e tocas pela casa, para que eles se sintam seguros e protegidos. 
  • Ter acessórios que os estimulem, simulando atividades que encontrariam na vida selvagem. 
  • Considerar o uso de feromônios, que podem acalmar gatos estressados e ajudar em sua adaptação. 

Com essas dicas, você provavelmente não terá mais que lidar com gato com ciúmes de outro gato. Porém, se o comportamento difícil persistir, busque ajuda de um especialista. 

O que fazer quando os gatos estranham um novo pet?

  1. Cheque a saúde: Leve o novo animal ao veterinário, antes de qualquer aproximação, para evitar que ele transmita verme ou doença ao outro.
  2. Dê espaço;
  3. Compartilhe cheiros;
  4. Tenha paciência;
  5. Considere a idade;
  6. Interfira pouco e
  7. Ofereça recompensas.

Como fazer um gato se acostumar com um filhote?

  1. Apresente seus gatos primeiro pelo cheiro; 
  2. Deixe que eles se olhem;
  3. Ajude na apresentação, com calma e paciência;
  4. Dê petiscos;
  5. Observe como seus pets reagem e
  6. Mantenha a rotina, para minimizar o estresse.

#instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #felinos #felino #instacats #lovecats