Apresentando o bebê ao gato

Gatos e bebês podem viver felizes, mas será necessária preparação para garantir que tudo corra bem.  A preparação proativa salvará você e seu gato do estresse e de problemas comportamentais indesejados.

Como se preparar antes da chegada do bebê:

Tome precauções com a saúde do seu pet: Idas regulares ao veterinário e vacinas são essenciais. O próprio Veterinário poderá orientar sobre cuidados extras para esse momento.

Prepare seu gato para ser tratado por um bebê. Alguns gatos adoram ser acariciados, enquanto outros simplesmente não. Acostume o seu gato a ser tocado com mais frequência.

Acostume o seu gato aos sons do bebê. Nos meses que antecedem o nascimento do seu bebê, prepare seu gato para esses novos sons, reproduzindo gravações de bebês gorgolejando, arrulhando e – sim – até gritando. Vá aumentando o volume, conforme seu gato se acostuma com os novos sons. 

Apresente cheiros e objetos de bebê em sua casa. Os gatos dependem muito do olfato, então um bebê e objetos novos podem ofender seus sentidos.  Colocar produtos para bebês em sua própria pele pode ajudar seu gato a desenvolver associações positivas com os novos cheiros.

Como apresentar o bebê ao gato:

Reserve um tempo de silêncio – só você, o gatinho e o bebê – para cumprimentarem-se, pacificamente, um ao outro. Dê ao seu gato um tempo tranquilo para se reconectar com você e encontrar o bebê, sem interrupções.

Dê ao seu gato um item para investigar. Use um cobertor ou peça de roupa do bebê, em um lugar tranquilo e seguro, onde o gatinho possa explorar por conta própria. Isso o ajudará a se acostumar com o bebê em seu próprio ritmo.

Supervisione o tempo do gatinho e do bebê – O bebê quando recém-nascido não consegue mover a cabeça e os gatos adoram se aconchegar, portanto pode representar um risco deixá-los juntos se você não puder supervisioná-los. Neste caso é prudente manter a porta fechada.

#instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #felinos #felino #instacats #lovecats