Os cães enxergam cores?

Sim, mas seu espectro de cores é mais neutro e turvo do que o que vemos. Em vez de um arco-íris feito de vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta, eles veem em tons de cáqui, que vão do marrom ao amarelo e do mostarda ao azul. 

A retina (camada sensível à luz na parte posterior do olho) é composta de bastonetes (projetados para a visão noturna) e cones. A evolução humana favoreceu os cones, portanto, à luz do dia, vemos em glorioso colorido, mas tateamos no escuro. Os cães, entretanto, seguiram por outro caminho: sua visão favorece os bastonetes em vez dos cones. Como resultado, os cães enxergam melhor no escuro.

A arma secreta do cão para ver no escuro é a parte do olho chamada  tapetum lucidum . O tapete é uma camada especial de células reflexivas atrás da retina, que atua como um espelho dentro do olho, refletindo a luz que entra nele e dando à retina a oportunidade de registrar essa luz. Isso  amplia e melhora a sensibilidade visual  em condições de pouca luz e aumenta a capacidade do cão de detectar objetos. Os olhos humanos não têm esse tapete.

A visão de cores envolve mais do que o número de cones – trata-se de quantos tipos de cones. Os humanos têm três tipos de cones, enquanto os cães têm apenas dois. Em termos práticos, a falta de um tipo de cone é como ter uma paleta de tinta sem algumas cores. Por isso, os cães têm uma visão diferente do mundo.

Como eles realmente veem as cores:

Vermelho: tom de marrom 

Laranja:  tom de mostarda

Amarelo:  tom de amarelo mesmo

Verde:  tom de mostarda escuro

Azul:  tom de azul mesmo

Considere essas informações da próxima vez que olhar para aqueles lindos olhos do seu cachorrinho!

#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram