Os bigodes dos cachorros

Os bigodes dos cachorros têm função essencial. Os fios mais grossos têm raízes profundas e são chamados de vibrissas, que detectam as vibrações do ambiente e ajudam ao cachorro se localizar melhor, funcionando com um radar.

Nos homens, a barba demora a crescer, mas, nos cachorros, os pelos próximos à boca são os primeiros a surgir. Além disso, 40% da parte do cérebro canino, responsável por processar o tato, é dedicada à sensibilidade do bigode, também conhecido como “pelo tátil”.

A visão canina é menos privilegiada que outros sentidos, como a audição e o olfato, e eles têm dificuldade em enxergar objetos que estão mais próximos. Para passar por um lugar estreito, por exemplo, não daria para confiar totalmente em seus olhos e o cachorro faz uso dos seus pelos táteis para avaliar melhor a distância. Os fios nas laterais do focinho crescem até um comprimento equivalente à largura da cabeça ou corpo do cachorro. Assim, as correntes de ar, que ficam mais fortes à medida que o cão se aproxima de uma superfície, dobram os bigodes e dizem a ele se aquela abertura é larga o suficiente para que possa passar. 

O focinho impede que o cachorro veja o que está se passando, literalmente, embaixo de seu nariz. Por isso, ele faz uso de um conjunto de vibrissas, aquelas localizadas próximas ao lábio superior e que estão apontadas para baixo, mais aquelas da região do queixo, para detectar a proximidade de objetos sob o focinho.

Alguns cientistas dizem que os dados sensoriais obtidos fornecem informações suficientes, não apenas para dizer a distância de objetos, mas, possivelmente, também sobre seus tamanhos e formas. Todas essas capacidades sensoriais presentes no “bigode” do cachorro são responsáveis por fazê-lo se movimentar à noite, com destreza. Algumas linhas defendem, inclusive, que por serem bem mais sensíveis, esses pelos ficam doloridos quando são interrompidos mecanicamente na hora da tosa, por exemplo, por isso, fique atento e evite cortá-los. 

#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram