Problemas ósseos nos cães

Os problemas ósseos nos cães são muito comuns.

Além das doenças ortopédicas causarem muitos incômodos e dores, as articulações do cachorro também são afetadas, limitando seus movimentos e até sua locomoção. As doenças ortopédicas mais comuns são: artrite, artrose, osteoporose e a displasia coxofemoral. Elas podem ser hereditárias ou adquiridas ao longo da vida. Quedas, traumas ou uma má alimentação, acabam afetando a saúde dos ossos deles.

Artrite: causa inflamação nas articulações. Há dois tipos de artrites: Reumatoide: crônica e autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico cria anticorpos que atacam as articulações. Séptica: resulta da invasão de agentes, como bactérias e fungos, e provoca inflamação nas articulações e dificulta movimentos, sendo mais comum em cães jovens.

Artrose ou osteoartrose: processo degenerativo dos ossos e articulações. Afeta cachorros com mais idade e traz problemas de locomoção. Desenvolve-se pouco a pouco e é crônica, sendo a principal causa da manqueira, provocando dores contínuas. Não existe cura e o tratamento é feito com medicamentos. Em casos severos, cirurgia pode ser necessária.

Hérnia de disco: causada pelo desgaste da cartilagem que fica entre as vértebras, surgindo entre 3 e 7 anos e em cães que têm o tronco mais longo. O desgaste provoca o aumento da pressão entre as vértebras e causa dores na medula espinhal, traz dificuldade para andar e até para se mexer. Dependendo do estágio da doença, o único tratamento é cirúrgico. Se notar seu cachorro mancando, ou houver perda de mobilidade, leve-o ao veterinário.

Para prevenir doenças ortopédicas, uma alimentação balanceada deve ser oferecida desde filhote. Dê a quantidade ideal de ração para evitar outros tipos de doenças, como a obesidade, pois sobrepeso e obesidade são causas de artrose e artrite canina. Faça caminhadas e brinque com seu cão: exercícios físicos ajudam não somente na prevenção da obesidade, como melhora a qualidade de vida dele.