As pulgas e animais de estimação

Existem mais de 2 mil espécies conhecidas de pulgas e o seu ciclo de vida é, em média, de 4 meses. Nas estações de primavera e verão, a atenção deve ser maior, pois se proliferam rapidamente, com as condições ideais para o seu desenvolvimento.

Extremamente resistentes, podem estar em frestas de pisos, madeiras, gramas, tapetes, carpetes e na cama dos animais. É crucial eliminá-las rapidamente, antes que completem o seu ciclo de vida e provoquem uma infestação.

As picadas causam coceira, incômodo, irritações cutâneas e lesões, facilitando que fungos ou bactérias se instalem, ocasionando infecção. Podem causar muitas doenças, como tifo e peste bubônica. Por isso, é importante haver o controle de pulgas, que é um desafio, pois, os produtos disponíveis no mercado podem não funcionar.

O animal deve ser tratado junto com o ambiente, já que as pulgas se espalham pela casa, principalmente através de ovos e larvas. O processo pode demorar meses e, por isso, é importante contar com uma empresa especializada para ajudar.

Pulga de gato: a pulga adulta pode detectar a vibração do movimento dos animais, além de calor, ruído, pressão e dióxido de carbono, detectando onde se alimentar. Alimenta-se do sangue de cachorros e gatos e moram nos pelos, frestas, buracos e locais de descanso de animais de estimação, onde costuma nidificar. Causam coceira, vermelhidão, dermatite alérgica, anemia, fraqueza e, nos casos extremos, morte do animal. O local de descanso do animal exige manutenção e limpeza constantes.

Pulga do cão: não se alimenta de sangue humano. Com saltos, migra de um hospedeiro para outro. Pode causar coceira, vermelhidão, entre outros sintomas. Consegue se agarrar melhor no animal quando o pelo é escovado, pois possui espinhos no corpo. As larvas de alimentam de sangue seco, excrementos e substâncias orgânicas que se encontram nos locais de descanso dos hospedeiros.