Os benefícios de se ter um animal de estimação

Os benefícios de se ter um animal de estimaçãoOs cães são animais fiéis e companheiros, conhecem seu dono, sentem a sua falta, e não importa o dia, a hora ou o momento, eles sempre te darão carinho. O apego emocional que temos com os cães é algo real e muito forte, tanto que eles se tornaram parte da família.

Vejamos alguns benefícios cientificamente comprovados em se ter um animal de estimação:

Eles nos ajudam com a depressão e na manutenção do bom humor.

Os animais fazem as pessoas com depressão se sentirem melhores e queridas. O ato de brincar e dar aconchego ajuda no processo de cura.

Quimicamente falando, brincar com um cão ou gato pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, o que nos acalma e traz relaxamento.

Foi constatado que o convívio com cães reduz em 70% a possibilidade de evolução de casos de depressão.

Além disso, pessoas que convivem com animais riem com mais frequência do que aquelas que não convivem.

Só estando na presença de um cachorro, a pessoa já começa a se sentir melhor, isso se deve à oxitocina, que é um hormônio produzido quando estamos em estado de alegria.

É comprovado que os donos de cães se sentem mais dispostos, têm a autoestima aumentada e são mais felizes em relação à vida.

Os cães ajudam em diversas doenças e condições físicas:

O efeito terapêutico que os cães exercem nos seres humanos é imenso. Pesquisas mostram que os níveis de colesterol e triglicérides no sangue diminuem. A pressão arterial, os batimentos cardíacos e a respiração se normalizam ao acariciar o animal. Crianças que convivem com animais têm menos chance de desenvolver asma, dermatite ou alergias.

Pessoas com epilepsia recebem ajuda dos cães quando ocorre uma crise, não se sabe como o animal sente isso, mas o cão treinado ajuda o dono amortecendo a queda numa crise, e alerta a situação para as pessoas próximas.

Crianças autistas também são beneficiadas.
Cães especialmente treinados podem alertar o dono sobre um acidente vascular cerebral, 15 minutos antes de acontecer.

Cães treinados ajudam pessoas com deficiência visual a se locomover.

Cães são ótimas companhias para idosos

De acordo com pesquisas, os idosos que tem cães em casa, estão 65% mais satisfeitos com suas condições sociais, morais e físicas quando comparados com idosos que vivem sem a companhia de um animal.

Muitos asilos promovem e incentivam a presença de cães em suas dependências.

Cães são excelentes para o desenvolvimento das crianças.

A criança que tem um cão aprende a ter responsabilidade, pois precisa cuidar do animal e desenvolve autonomia, tolerância, bondade e respeito por outros seres vivos.

Cães nos tornam ativos.

Pelo fato de precisar passear com o animal, nos tornamos mais ativos. Pesquisas mostram que 60% das pessoas que têm cachorro estão com o peso dentro do normal, e os que têm cães mas não passeiam com o animal, e frequentam a academia, somente 24% estão em forma. Já os sem cães, são mais sedentários.

Cães ajudam a salvar vidas

Existem cães especialmente treinados para o resgate de pessoas, eles estão em diversas Corporações, auxiliando no trabalho conjunto com os seres humanos, em aeroportos, na policia, etc.

WhatsApp chat