Alergia alimentar em cães

As alergias são desencadeadas por uma predisposição que o organismo desenvolve para os alérgenos presentes nos alimentos, ou seja, a alergia alimentar em cães nada mais é do que uma sensibilidade adquirida por um alimento.

O cão pode adquirir tal sensibilidade sem razões específicas, o que pode acontecer com algum alimento novo em sua dieta, ou mesmo com um que ele já esteja acostumado. A reação pode aparecer em minutos, horas ou até dias, e varia de indivíduo para indivíduo.

Para 10% dos cães que sofrem de problemas de pele, a causa é de origem alimentar, ou seja, é um índice bastante alto. Os cães que exibem sinais de hipersensibilidade cutânea têm maior risco de adquirí-la. A alergia alimentar está em terceiro lugar como causa dos atendimentos dermatológicos nas clínicas veterinárias.

As raças mais suscetíveis às alergias são: Shar Pei, Pastor Alemão, Golden, Boxer, West Highland White Terrier e Bull Terrier, além dos Buldogues Inglês e Francês.

Alguns dos sintomas da alergia alimentar são:

Reações na pele: irritação, vermelhidão, coceiras, pele ressecada, erupções ou urticárias.

Reações nos ouvidos: Coceira excessiva, vermelhidão ou inchaço na orelha ou em torno, além de secreções sanguinolentas amareladas ou amarronzadas.

Os produtos mais comuns que podem causar alergia alimentar em cães são:

Carne, leite, trigo, verduras e frutas. Corantes e aditivos, também, podem causar alergia.

Vale ressaltar que existe uma diferença entre ser alérgico e ser intolerante. A intolerância alimentar geralmente causa reações gastrointestinais, como vômitos e diarreia.

Identificar a causa de alguma alergia alimentar requer bastante tempo e esforço. A melhor maneira de fazer o diagnóstico é fornecer ao seu cão uma dieta específica, recomendada pelo veterinário. Ao notar que a pele de seu cão melhora depois da retirada de um alimento específico, e piora quando o mesmo alimento é reintroduzido, a origem do problema foi encontrada.

Poderá ser necessário o uso de medicamento, por via oral, para aliviar a coceira e inflamação da pele. Podem surgir, também, quadros mais graves decorrentes da hipersensibilidade na pele, como infecções bacterianas secundárias, malassezia e seborreia canina. As reações nos ouvidos, também, devem ser tratadas em conjunto, com medicamentos tópicos, sistêmicos ou ambos, de acordo com o quadro clínico do animal.

Como tratamento tópico complementar, a Linha Propovets pode ajudar, com sua eficiência como bactericida no caso de infecções secundárias, amenizar a coceira, vermelhidão e seborreia e restaurar a pele e pêlo do animal.