Alergia em Cães que surge na Primavera

Alergia em Cães que surge na PrimaveraDiagnosticar as causas das alergias em cães não é tarefa fácil, mas é importante para o tratamento correto.

A primavera é a época do ano quando as flores desabrocham e espalham o seu pólen.  Com isso, seu animal pode sofrer com coceiras constantes e irritações na pele. Se isso acontece, é um indício de que seu cão sofre de alergia primaveril.

A hipersensibilidade ao pólen afeta o sistema imunológico do cão que reage desencadeando uma atopia, que se manifesta através de irritação na pele. Isso ocorre mesmo que a pele do animal não tenha estado em contato direto com o alérgeno.

Geralmente os sintomas das alergias se manifestam quando o animal é exposto a uma concentração elevada de alérgenos aos quais ele é sensível, portanto animais alérgicos ao polen das plantas que polinizam durante a primavera, terão os sintomas da alergia somente durante estas épocas do ano.

Os sintomas mais comuns são:

• Pele: vermelhidão, vergões, áreas quentes, manchinhas, descamação (caspa), excesso de oleosidade.
  • Pelagem: queda de pelo, manchas, falta de brilho.
  • Ouvidos: vermelhidão, odor forte, excesso de cera.
  • Cabeça: focinho, queixo e áreas ao redor dos olhos vermelhas e com falha no pelo.
  • Patas: inflamação, vermelhidão, odor, manchas.

A principal reação do cão ao sentir coceira é mordiscar e lamber o local afetado, provocando feridas que podem vir a infecionar e tornar o quadro mais grave com uma infecção bacteriana secundária.

Para prevenir é fundamental reduzir a exposição do cão aos alérgenos, Evite campos gramados e floridos, lave seu cão quando isto ocorrer e invista nas escovações diárias. Dependendo da gravidade da doença, jardins e plantas terão que ser evitados na primavera. Mantenha seu cão dentro de casa durante o anoitecer e amanhecer.