Acne em Cães e Gatos

Acne em cães e gatos

Acne em Cães e GatosA Acne é um processo bacteriano profundo da pele, que se manifesta com maior frequência no primeiro ano de vida dos animais, na puberdade, quando ocorrem mudanças hormonais.

Em outros casos elas surgem devido ao bloqueio das glândulas sebáceas por excesso de pelos, causando inflamação de um folículo ou poro da pele.

A acne canina geralmente se manifesta no lábio inferior do cão, queixo e focinho, e algumas vezes, na barriga. Acomete mais cães de pelagem curtas, como boxer, bulldog, weimaranner e dobermann.

Existem fatores predisponentes a acne, ou seja, fatores que desencadeiam o processo. São eles: demodicose, raça, traumatismos, imunidade baixa e idade avançada.

Os sintomas são: edema (inchaço), nódulos cutâneos, secreções com pus e sangue, coceira e dor. Em alguns casos, ocorre febre, ausência de apetite e aumento dos gânglios regionais.

Também ocorre a diminuição dos pelos no local, podendo até chegar a um quadro de alopecia (ausência de pelos). Os quadros crônicos tendem a ter hiperqueratose ( placas duras) e hiperpigmentação. A pele adquire um aspecto nodular e cada um desses nódulos contém microabcessos que quando pressionados soltam secreções por vários orifícios. Traumas nessa fase fazem com que a secreção saia sem que haja pressão.

Já nos felinos, a acne ocorre geralmente no queixo e pode acontecer em qualquer fase de vida. Geralmente o diagnóstico é feito através dos sintomas clínicos, Raspados, cultura e antibiograma e em casos mais graves uma biopsia pode ser necessário.

Como tratar?

O tratamento pode ser feito com o uso de antibióticos sistêmicos, ou através de um sabonete antibacteriano para lavar a região, diminuindo assim as bactérias que ficam acumuladas nos poros. Após lavar com o sabonete seque bem a região para não acumular fungos. É recomendável também o uso de cremes ou pomadas antibióticas, antifúngicas e anti-inflamatórias. O gel Propovets, cujo ativo é a Propolis Verde poderá ajudar bastante, pois a própolis verde, além de ser um forte antibiótico natural é fungicida e anti-inflamatória.

Não esprema, pois além de ser bastante doloroso para o animal, ainda poderá aumentar a inflamação e causar uma infecção mais profunda.

Não use medicação de tratamento humano sobre a acne do seu animal.