A glândula tireóide, que é responsável pela regulação de diversas funções do organismo, deixa de produzir a quantidade ideal de hormônios quando ocorrem anormalidades funcionais ou estruturais. Isto acontece tanto nos seres humanos como nos animais.
Quando a quantidade de hormônios produzida e secretada é insuficiente, ocorre o hipotireoidismo.
As principais causas são: predisposição genética, predisposição racial, idade, animais castrados (apresentam maior incidência ).
Na maioria dos casos, a doença é autoimune, ou seja, quando o sistema imune fica desorientado e ataca o próprio corpo e os órgãos que deveria proteger. Porém, a atrofia natural da glândula e a falta de iodo (dietas pobres ou malformação congênita) também podem ser causas do hipotireoidismo.
O hipotireoidismo pode apresentar sintomas que envolvem todo tipo de órgãos e funções. Os sintomas podem ser:
- metabólicos (letargia, embotamento, inatividade, ganho de peso, intolerância ao frio).
- reprodutivos (cios fracos ou silenciosos, sangramento prolongado, atrofia testicular, perda de libido, etc.).
- neuromusculares (fraqueza, convulsões, andar em círculos, paralisia do nervo facial, apoio em falanges, etc.).
- oculares (lipídeos na córnea, úlcera de córnea, etc.)
- cardiovasculares (bradicardias, arritmias)
- gastrointestinais (diarreia, constipação)
- sanguíneos (anemia e outros)
- dermatológicos, que são quase 100% dos casos manifestados através de alopecia endócrina, seborréia seca, oleosa ou dermatite, piodermite, pelagem seca e sem brilho, hiperpigmentação, otite externa.
Como é uma doença que envolve muitos sintomas, ao notar qualquer alteração no seu animal é aconselhável levá-lo no médico veterinário para uma avaliação minuciosa. Serão analisados os sintomas e o médico provavelmente fará exames laboratorias , podendo ainda ser necessário ultrasson, biopsia na glândula tireóide e radiografia.
O tratamento envolverá e dependerá dos sintomas que o animal apresenta. No caso de sintomas dermatológicos, o uso de Propovets pode auxiliar na recuperação da pele e pelagem acometidas pela doença, atuando como um tratamento complementar.