Temporada de gripes e resfriados. Você sabia que seu cão também pode ter?

Temporada de gripes e resfriados. Você sabia que seu cão também pode ter?Assim como os seres humanos, os animais também podem pegar gripes e resfriados.

Aparecem nas épocas de temperaturas mais baixas e clima seco, no entanto, os tipos de vírus ou bactérias são diferentes nas duas espécies.

Não é difícil identificar quando um cachorro tem gripe ou resfriado, já que os sintomas se apresentam de forma similar aos das pessoas.

Há fatores ambientais que causam resfriado sem um agente etiológico, como friagem, ventos fortes e gelados e a temperatura muito baixa.

Há também gripes causadas por agentes etiológicos, como o vírus da Parainfluenza Canina e do Adenovirus Tipo II, além da bactéria Bordetella Bronchiseptica.

Em todos os casos, os sinais são bastante característicos, e destaca-se a tosse seca (que dá a impressão de que o animal está engasgado com alguma coisa), como o sintoma mais típico da gripe canina.

Outros sintomas comuns são:

• Corrimento nasal
  • Espirros contínuos
  • Tosse com catarro
  • Corrimento nasal que pode ter cor verde-amarelado
  • Perda de apetite
  • Olhos lacrimejantes
  • Letargia
  • Sono
  • Dificuldade em respirar
  • Febre

A gripe canina é um doença auto limitante, ou seja, o animal ira se infectar, desenvolver os sintomas, ficar por um determinado tempo doente e se curar sozinho.

Pode durar de 1 a 2 semanas, neste período sua imunidade pode sofrer oscilações e o organismo pode desenvolver doenças oportunistas, agravando um quadro que não se pensava ser tão grave. Por isso, todo cuidado é pouco!

Os filhotes, os animais idosos e os que, por algum motivo, tenham problemas de imunidade, tem maior propensão em pegar gripes e resfriados.

Os cães de raças braquicefálicas (de focinho mais curto) também têm uma predisposição maior a enfrentar problemas sérios durante uma gripe devido à anatomia do focinho como o Pug e o Boxer.

Mantenha o cão isolado, aquecido, hidratado e com uma alimentação reforçada., longe de correntes de ar e em repouso.

É importante levar o animal para uma avaliação com o médico veterinário, pois dessa forma pode-se descobrir qual o agente infeccioso e agir de maneira direcionada. Caso haja sinais de infecção bacteriana, será necessário o uso de antibióticos específicos.

Jamais medique seu animal por conta própria, a aspirina pode ser fatal para os cães!

A Prevenção é a melhor forma de se combater a gripe e resfriados nos cães

Fazendo uso de vacina. Porém, como as bactérias e vírus são bastante mutáveis, não há garantia de que ele não fique doente, portanto, ainda que seja vacinado, proteja seu cachorro do frio, atente-se para animais doentes nas proximidades e evite aglomerações de cães durante o inverno.