Castração em cães, nas fêmeas

Castração em cães, nas fêmeas

Castração em cães, nas fêmeasQuando adquirimos um animal, sempre nos vem essa pergunta em mente: devo ou não castrar o meu? Quando fazer?

Veja a seguir os benefícios que a castração pode trazer para as fêmeas.

São retirados por meio de cirurgia, os ovários e o útero. Isso diminui a incidência de tumor nas mamas, que é o tumor mais comuns em cadelas não castradas, e evita também tumores de colo de útero e de ovários.
Outro problema evitado com a castração é a infecção do endométrio, parede que recobre o útero. Esta infecção é chamada de Piometra e pode ser bastante grave.

O risco de gravidez psicológica e de mastite também é eliminado e é importante lembrar que este processo causa alterações hormonais cujo tratamento pode ser bastante longo.

A expectativa de vida de uma cadela castrada é aumentada em aproximadamente 26% em relação as cadelas não castradas. E desta forma evita-se as crias indesejadas.

A idade ideal para a castração de fêmeas é ainda discutível, alguns indicam que seja feita antes do primeiro cio e outros preferem entre o primeiro e o segundo cio. (entre6 e 9 meses de idade nas raças de porte pequeno e aos 10 meses nas raças de porte grande).

As chances de o animal apresentar câncer de mama… diminuem para 0,5% se a castração ocorrer antes do primeiro cio, 8% após o primeiro cio, passando para 26% após o segundo cio. Depois do terceiro cio, a chance de uma cadela desenvolver um tumor de grande proporção é estatisticamente igual a cadelas adultas não castradas.

É importante salientar, que embora a possibilidade de desenvolver câncer de mama seja bastante diminuída em castrações no primeiro cio, existe o risco de incontinência urinária permanente e infantilização das genitálias.


Confira também os benefícios que a castração pode trazer para os machos e para a sociedade.


 

WhatsApp chat