Castração em cães, nos machos

Castração em cães, nos machos

Castração em cães, nos machosQuando adquirimos um animal, sempre nos vem essa pergunta em mente: devo ou não castrar o meu? Quando fazer?

Veja a seguir os benefícios que a castração pode trazer para os machos.

A castração em cães machos é feita pela retirada dos testículos por meio de cirurgia, e indica-se que seja feita antes da puberdade, entre 7 e 10 meses.

Em machos a castração também traz uma série de benefícios e eles passam a ter expectativa de vida aumentada em 14%.

A incidência dos tumores nos testículos e a hiperplasia de próstata … diminui muito. Cães criptorquídicos( testículos escondidos na região abdominal ) também são beneficiados.

Na questão comportamental, os machos que costumam ser mais ativos e ter um comportamento mais agressivo, tendem a se acalmar. Também ficam menos propensos a fugir ou brigar na rua por causa de fêmeas no cio e diminuem o hábito de urinar pela casa para demarcar território.

Porem é importante ressaltar que um animal despois de castrado tem grande tendência a engordar e passa então a necessitar de uma alimentação especial para que isso não aconteça. A retirada das gônodas sexuais muda o metabolismo, diminuindo entre 25% e 30% a necessidade de ingestão calórica, e, por isso, é preciso reduzir a quantidade ou optar por rações light ou especificas para animais castrados, não dar petiscos fora de hora e… fazer o animal se exercitar.


Confira também os benefícios que a castração pode trazer para as fêmeas e para a sociedade.