Decifrando a linguagem do seu gato

Decifrando a linguagem do seu gato

A elegância e personalidade forte do felino encantam, mas diferente do cachorro, ele tem outras formas de se comunicar. É importante atentar às expressões corporais, aos miados e aos olhares, para saber o que ele quer expressar naquele momento.

Orelhas: quandoapontadas para cima, sinalizam atenção aos movimentos externos; mesmo dormindo mantêm as orelhas para cima para captar sons ao redor, como alguém chegando ou algum barulho atípico. Quando para trás ou para os lados, indicam ansiedade ou estresse com alguma situação provocada por humanos ou outros animais. Orelhas niveladas com a cabeça exigem cuidado, pois significam que ele está em posição de defesa e que pode atacar a qualquer momento. Orelhas para baixo significam estar assustado e com medo. Nessas ocasiões, ele tende a correr com a barriga próxima ao chão, procurando onde se esconder, se ele se sentir em perigo.

Olhos: pupilas dilatadasindicam, além da reação natural dos olhos à escuridão, medo, susto ou surpresa. O olhar fixo indica cumplicidade e respeito. Quando piscar para você lentamente, é uma maneira de dizer que o ama e é um dos sinais mais importantes que ele pode lhe oferecer. Olhos semiabertos indicam confiança em você, segurança e tranquilidade. 

Sons: ronronar é uma verdadeira prova de afeto e companheirismo para com o tutor, pois ele só emite essa vibração quando se sente muito confortável e satisfeito. Os miados são o meio dele se comunicar, querendo mostrar, pedir ou chamar sua atenção. Normalmente, o gato dá miados mais curtos e constantes quando deseja que você limpe sua a caixa de areia ou quer comida. Miados mais longos são quando está em situação desconfortável.

Posições da cauda: cauda para cima significa felicidade. Quando ereta com os pelos arrepiados em toda a espinha dorsal, significa estar bravo e irritado. Cauda arrastando no chão e balançando é sinal de estresse, nervosismo ou ansiedade. A cauda para baixo, quase entre as pernas traseiras, indica preocupação. Cauda para baixo e arrepiada demonstra medo. A cauda para cima, com a pontinha virada, como cabo de guarda-chuva, frequentemente o gato está brincando ou convidando a brincar.

#instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #felinos #felino #instacats #lovecats