Queda-de-pelo--em-cachorros

Queda de pelo em cachorros

É normal, especialmente no verão, que os cachorros sofram com queda de pelos, pois a pelagem começa a ser renovada, preparando-os para o inverno. Se a queda écontrolada e não acompanhada de outros sintomas, o processo é esperado e faz parte da renovação constante da pelagem. 

Além do verão, há também outros momentos em que os pelos tendem a cair mais: na velhice, no período de gestação e de cio das fêmeas.  

Embora todos os cães tenham o mesmo ciclo folicular, a duração do ciclo varia de raça para raça. Os cães de pelo curto são os que têm maior queda, incluindo-se os SDR, e as raças que mais soltam pelos são: pug, chihuahua, bulldog francês, bulldog inglês, beagle, Yorkshire e  pastor de Shetland.

Qualquer mudança brusca no padrão na queda deve ser investigada, observando-se os seguintes sintomas: rarefação, queda localizada, prurido, lesões na pele e descamação. Esses sinais indicam que a queda não é apenas fisiológica, e sim patológica, provocada por algum problema de saúde. E a recomendação é procurar o veterinário o quanto antes.

Diversos problemas de saúde podem estar por trás da queda de pelo em excesso. As causas mais comuns são: infestação por ectoparasitas (pulgas e carrapatos); presença de fungos ou leveduras na pele; alergias alimentares; atopia canina; deficiência alimentar; problemas endócrinos e estresse.

Para ajudar a prevenir e/ou reduzir a queda, penteie seu pet com uma rasqueadeira, para a remover pelos mortos; ofereça somente rações de qualidade; controle as ectoparasitas, evitando, assim, as infestações por pulgas e carrapatos. Banho com shampoo adequado, tosa e secagem, para evitar a proliferação de fungos; passeios diários, pois o estresse também pode levar à queda de pelos em excesso.

A linha de produtos Propovets, cujo princípio ativo é a própolis verde, fungicida e bactericida, foi desenvolvida para tratar da saúde da pele e pelo de seu pet.

#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram