Sinais de dor nos gatos

Sinais de dor nos gatos – Parte 1

Uma das principais causas de dor no gato é a artrose, patologia que consiste no desgaste da cartilagem articular. Gato com dor por problemas musculares e esqueléticos evita mover-se o máximo possível. Com a idade, a tendência a se mover o suficiente pode indicar que sofre de artrose, e não que está apático. O gato opta por suprimir o que lhe produz dor, como subir em locais altos e limitar sua andança dentro de casa. 

Muitas vezes ele não consegue ter acesso à caixa de areia devido às dores e fazem suas necessidades fora da caixa de areia. A revisão física do gato com o veterinário é imprescindível. 

Último dos sinais de dor relacionados com a artrose é se acomodar por períodos mais longos em suas camas ou nos locais de descanso. O gato passa entre 14/16 horas diárias descansando, mas se o faz mais, pode ser um sinal de dor. 

Se deixar de subir em lugares altos, saltar e correr, é hora de uma visita ao veterinário.

Quando o gato sente algum desconforto, uma das rotinas diárias mais afetadas é a sua higiene. Pelo pouco lustros, eriçado e até um pouco áspero são sinais que está se descuidando da higiene e pode ter algum mal-estar.

Marcar território diariamente, como afiar as unhas e esfregar as mandíbulas, é um dos hábitos que pode ser afetado ou suprimido caso o gato sinta alguma dor.

Gatos e cachorros têm uma membrana esbranquiçada que chamamos de “terceira pálpebra”, a membrana nictitante. Em condições normais não se vê, mas quando está apático, sofre dores ou está febril, pode-se vê-la com os olhos abertos, sendo sintoma de dor.

#instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #felinos #felino #instacats #lovecats

WhatsApp chat