Como proteger seu pet de pulgas

As pulgas são parasitas que se alimentam do sangue. Elas são pequenas e amarronzadas, se movimentam muito rapidamente e possuem a capacidade de saltar. Podem transmitir doenças e causar irritações de pele. Faça inspeções rotineiras por todo o pelo do seu animal. Encontrando pulgas ou suas fezes, é preciso agir. Pulgas gostam de se instalar em lugares quentes e abafados. É muito comum encontrá-las nas orelhas, pescoço, barriga e próximo a cauda dos animais.  Contato com animais, ambientes ou objetos infectados; frestas no assoalho, cantos da casa, móveis de madeira com reentrância, carpetes e tapetes são locais onde pode-se encontrar pulgas ou ovos de pulgas. Recomenda-se limpeza constante, uso de aspirador e dedetização.

Quando se descobre uma infestação de pulgas em nossos animais, apenas 5% do problema está concentrado nele. Os outros 95% já estão espalhados pela casa, tapetes, roupinhas, brinquedos e caminhas dos pets. Por isso, devemos sempre tratar todo o ambiente e não apenas o animal.

Existem vários tipos de produtos que ajudam a eliminar esses parasitas no animal. Para tratá-lo, há shampoos e sabonetes antipulgas e anticarrapatos, que só matam as que entram em contato com o produto na hora do banho e não possuem efeito prolongado. Coleiras antipulgas e anticarrapatos podem agir por semanas e, além de matar os parasitas, impedem que pulgas e carrapatos se alojem no animal. Produtos de aplicação direta no pelo do animal e com efeito prolongado – pipeta – não devem ser usados em filhotes. Comprimidos oferecem um longo tempo de duração de proteção ao animal. Pulgas e carrapatos morrem logo ao morderem o animal, o que impede a colocação de ovos.

A desinfestação no ambiente por empresas dedetizadoras é mais eficaz no extermínio dos parasitas.