Por que meu gato me atacou?

Você pode acreditar que fez tudo certo – e certamente está tentando o seu melhor – mas, geralmente, há razões por trás de uma agressão:

  • Gatos se tornam agressivos quando estão com medo. Se algo o assusta, como um barulho alto ou movimento súbito, ele pode atacar.
  • Alguns gatos não toleram ser acariciados por um longo período. No início, ele tende a ficar contente ao ser acariciado, mas, de repente, começará a mostrar sinais de irritação. Se a pessoa não terminar a interação, ele morderá ou arranhará. As mordidas e arranhões são um aviso (não são feitos com força suficiente para ferir), mas podem evoluir para ferimentos sérios. Gatos não aceitam muito bem ser tocados nas patas e no rabo, pois são lugares que despertam a atenção negativa do felino. A barriga não é o local mais aconselhável de se acariciar, pois eles possuem o instinto, ainda selvagem, de proteger essa região, por conta dos órgãos vitais.
  • Agressividade redirecionada: Pode não ter sido nada que você fezEsse tipo de agressão acontece quando o gato não consegue descontar sua raiva na fonte direta que lhe causou o estresse, então, você se torna o bode expiatório.
  • Gatos agridem se estiverem com dor, e podem atacar, se você tocar a área dolorida.
  • Território: Gatos têm seus espaços. Se você infringir um ponto que eles cobiçam, podem se tornar agressivos.

Um ataque pode parecer aleatório, mas seu gato pode estar enviando sinais de desagrado há algum tempo. Você pode ter perdido um desses sinais de alerta: Pupilas dilatadas ou contraídas, postura e cauda rígidas, olhar direto, rosnando ou uivando, pelos eriçados, cauda espessa e bigodes retraídos, dentre outros.

Doenças neurológicas, hepáticas, indutoras de dor (por exemplo, artrite) e desequilíbrios hormonais podem desencadear um comportamento agressivo, por isso, é importante descartar qualquer problema de saúde, levando seu gato regularmente ao Veterinário.

#instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #felinos #felino #instacats #lovecats