Nossos pets podem comer o mesmo que nós?

Muitos tutores tem essa dúvida em relação aos alimentos que podem ser dados para seus animais. Geralmente, eles acham que podem dar o que eles comem sem que haja problema, porém, não é bem assim.

O metabolismo do cachorro é diferente do ser humano. Ele é mais lento e algumas enzimas não são processadas no seu sistema digestivo, podendo causar intoxicação alimentar.

Por exemplo, o leite de vaca integral pode ser muito forte para o animal, devendo ser misturado com água.
Alimentos como o chocolate, cebola, alho e boldo podem causar convulsão e atacam o fígado. Já algumas frutas cítricas como limão e laranja podem irritar o estomago. A salsicha, por sua vez, devido ao corante e ao nitrato pode causar problemas de pele. Outros alimentos como maracujá, café, chás, uvas passas, abacate, derivados do cacau, açúcar, produtos lácteos, ossos e nozes devem ser evitados.

Os legumes e vegetais são ricas fontes de vitaminas e minerais, além de terem um baixo conteúdo calórico e de gordura, que evitam que seu cão ganhe peso demais e tenha problemas nas articulações e de circulação.

Procure dar a seu animal de estimação uma dieta rica em fibras, isso vai ajudá-lo a melhorar o sistema digestivo e a regular o funcionamento do intestino.

Apesar dos cães poderem consumir legumes tanto crus como cozidos, o melhor é que sejam preparados como purês, com pedaços pequenos e sem sal. Aliás, uma dieta com arroz, frango ou carne pode ser dada para seu cão, mas sem condimentos ou qualquer tipo de tempero ou sal.

Existem animais que podem desenvolver alergia a alguns alimentos. Se você perceber algum comportamento excessivo e atípico depois que ele comer, como agitação, protuberâncias na pele, salivação excessiva, vômitos ou diarreia, urina de forma descontrolada, comportamento débil ou tremores, seu cãozinho pode estar passando por uma reação alérgica ou sofrendo uma intoxicação. Leve-o imediatamente ao médico veterinário.

Oferecer os alimentos adequados para o seu animal durante a sua vida irá ajudar a prevenir problemas futuros.

WhatsApp chat