Gatos escondem sentir dor

Gatos escondem sentir dor

Acredita-se que o gato é um animal muito resistente e até poderes sobrenaturais lhe são atribuídos. Porém, a realidade é que o gato, é mestre na arte de dissimular os sinais de dor. Essa tendência de disfarçar o seu desconforto é tida como uma herança evolucionária de seu tempo em ambiente selvagem, quando seria alvo para predadores. Além da aparência de fraqueza do gato selvagem o tornar mais vulnerável, também o colocaria em perigo de ser hostilizado ou ser abandonado por seu grupo.

Na maioria das vezes, um gato sentindo dores demonstrará mudanças comportamentais que poderão indicar que algo está errado. Os sinais comuns de que o gato está doente incluem: esconder-se; ficar parado e encurvado; perda de interesse nas pessoas, outros animais domésticos ou atividades; não fazer higienização, ou higienizar-se demasiadamente em um único lugar; ronronar, miar em excesso ou vocalizações incomuns; inquietação ou agressão em ambientes amigáveis; aliviar-se fora da caixa de areia.

Filhote com dor poderá também exibir falta de apetite, vômito incomum, mudança notável na personalidade e na atitude. Gato com dor crônica, como a artrite, poderá parar de usar a caixa de areia de vez, já que fica muito difícil pular para dentro dela. 

Qualquer comportamento anormal do gato merece uma visita ao veterinário, pois ele pode ajudar a determinar se essas mudanças ocorrem devido à dor ou doença e então tratar a causa subjacente. Poderá também ajudar com o tratamento da dor – o que poderá incluir analgésicos, termoterapia, reabilitação física ou até mesmo massagem.

#instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #felinos #felino #instacats #lovecats

WhatsApp chat