Cuidados especiais com a gata gestante

Cuidados especiais com a gata gestante

A gestação dura, em média, 65 dias e os sintomas começam a aparecer de 3 a 4 semanas. As gatas ganham peso, ficam mais carinhosas, os mamilos avermelhados e um discreto aumento das mamas. Algumas sofrem enjoos matinais pelas mudanças hormonais bruscas.

Pode-se verificar a gravidez por exame de apalpação e ultrassom. Há hoje testes de gravidez, nas clínicas veterinárias, que utilizam uma pequena amostra do sangue para determinar, em cerca de 10 minutos, a gravidez.

Durante a gravidez, a gata deve continuar ativa, brincando e se exercitando, até a última semana de gestação. Ela pode sentir mais fome que o normal e o veterinário pode dar uma dieta com rações para gatas prenhes e lactantes com os nutrientes que ela e seus bebês precisem. A 20 dias antes do parto a gata aumenta o consumo de alimento para produzir leite. Dê a comida em pequenas porções várias vezes ao dia. Não se esqueça de oferecer água, sempre fresca.

Na última semana, ela procurará um lugar para o nascimento. Faça uma caixa-maternidade em local seguro e calmo e apresente à gata, para ela se acostumar com o lugar. Uma caixa de papelão com laterais de até 13 cm de altura, que permita a saída da mãe, mas não dos filhotes, grande o suficiente para ela deitar e se espreguiçar. Forre-a com bastante papel e uma toalha limpa.

O parto pode durar de duas a três horas, dependendo do número de filhotes. Caso ultrapasse 18 horas, procure o veterinário. A gata pode querer andar para diminuir as dores das contrações e facilitar o nascimento. Como ela se dedicará muito aos filhos, deixe comida e água ao lado da caixa e reabasteça a cada 2 horas.

#instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catstagram #gatopreto #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #gatogram #meow #felinos #gatonegro #gatopretodasorte #felino #gatoetudodebom #gato_cats #instacats #lovecats