Os gatos são territorialistas e costumam disputar o espaço em que vivem. Com os gatos domésticos, ocorre o mesmo. Assim, quem já tem um bichano e deseja mais um, deve seguir as orientações porque o residente pode alterar seu comportamento, tornando-se arredio e até agressivo. Observe sempre o comportamento do gato e não imponha o novo membro de maneira brusca.
Caso o novo habitante seja filhote, será mais fácil, pois filhotes adaptam-se melhor ao ambiente e o outro sabe que pode dominá-lo. De qualquer forma, deve-se fazer a adaptação aos poucos.
O gato novo deve ser mantido separado, num cômodo, com a caixinha de areia, comida e água. O outro deve continuar com acesso pela casa, salvo onde o novo gato se encontra. Leve o cobertor ou a caminha de um para o outro para irem se acostumando. Assim, podem começar a sentir o cheiro um do outro e começarem a aceitar a presença do outro.
Comece a fazer a interação entre eles por períodos de tempo curtos, aumentando gradativamente. Ofereça petiscos e brinquedos sempre que estiverem juntos. Recompensas nas interações serão associadas a bons momentos. Brigar ou gritar não é aconselhável. Gatos se irritam e se estapeiam, mas só interfira se a briga for séria.
#instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #felinos #felino #instacats #lovecats