Chow chow

Chow chow

Origem: É uma raça de originada na região norte da China, muitas vezes chamada de “cachorro leão” ou “Cachorro do Império de Tang”. Acredita-se que o chow chow foi o cachorro nativo que serviu de modelo ás estátuas de pedra que se encontram em muitos templos budistas e palácios chineses. O Chow Chow, um dos cães mais antigos do mundo, sendo um dos primeiros a originar do lobo cinzento. Sua aparência, que muito se assemelha a um leão devido a juba imponente, tem como característica marcante a língua, lábios e cavidade oral de coloração azulada. Digno e reservado foram criados em mosteiros tibetanos para proteção caça, pastoreio e até para afugentar maus espíritos. No palácio imperial eram tratados como seus membros, sendo alimentados com as melhores iguarias, recebiam títulos de nobreza e honrarias. Eram criados para guarda, proteção e embelezamento.

Historiadores apontam que o Chow Chow surgiu há mais de 2000 anos no ártico asiático, migrando posteriormente para a Mongólia e para a China. Eles eram utilizados como cães de caça e para puxar trenós, como registrado pelo viajante e explorador italiano Marco Polo.

Temperamento: Chow Chow tendem a ser desconfiados com relação a estranhos e super protetores com relação aos seus donos e a propriedade que ele reside. A raça geralmente cria fortes laços com sua família, mas muitas vezes ele irá demonstrar maior proteção a um ou dois membros familiares. Treiná-los é estritamente necessário desde cedo, visto que podem se tornar bem teimosos quando adolescentes e não aceitar o treinamento de alguém que, ele não criou laços familiares. Socialização, da mesma maneira, é crucial para evitar comportamento agressivo com outros cachorros (especialmente outros Chows do mesmo sexo). Recomenda-se também que eles não fiquem em contato com gatos estranhos devido ao seu instinto natural de caça.
É um valente guardião da casa e é indicado para donos experientes por ser um cão dominante.

Saúde e Cuidados: Devido a sua pelagem longa, recomenda-se a higienização constante e manutenção da pele e do pelo, principalmente contra pulgas e infecções (bacterianas e fúngicas). A raça também tem propensão à doenças autoimunes

WhatsApp chat