Origem: Jean Sudgen, da Califórnia, adquiriu um gato selvagem – um leopardo miniatura de pelagem malhada – e o cruzou com uma gata da raça American Shorthair. No ano de 1963, Jean obteve a raça. É pouco disseminado pelo mundo, mas vem ganhando cada vez mais atenção.
Comportamento: Temperamento equilibrado, dinâmico e com instinto de caça acima da média, muito ativo e gosta de se exercitar. Apresenta forte atração pela água, característica que vem do Gato-Leopardo, bom pescador.Os filhotes são bastante agitados e a fêmeas são mais temperamentais e independentes do que os machos. Sociável a outros gatos e mesmo cachorros, mas pode apresentar um lado selvagem. Voz discreta e possui uma grande necessidade de atenção e exclusividade por parte de seu dono, com quem é carinhoso. Inteligente, observa as ações de humanos para aprender como abrir armários e costuma subir até lugares bem altos dentro de casa.
Aspecto: Tamanho médio para grande, pesa de 5 a 9 kg. Corpo longo, grande, estrutura óssea bem desenvolvida e musculatura forte. Orelhas pequenas, voltadas para frente, com as extremidades arredondadas, sendo a pelagem tipo de Lince. Olhos bem afastados, grandes e ovais, sendo todas as cores aceitas, do azul e da água-marinha. Pelagem curta e fina, espessa e suave ao toque. Os padrões são: malhado, com cor de base preferencialmente laranja, manchas que podem ser negras, chocolate ou canela.
Saúde: Problemas de saúde de origem genética ainda não foram encontrados na raça, considerada bastante saudável. Um problema que pode ocorrer é um temperamento instável devido à hibridação, sendo indicado pelo menos quatro gerações após o cruzamento com o gato selvagem para que o exemplar tenha características domesticas mais fixas.