Carrapatos em Cães

O carrapato está presente em quase todas as áreas urbanas do país, e pode causar várias doenças em cães. Muitas vezes, é responsável por grandes infestações, provocando sérios danos aos animais como anemia e até a morte.

Carrapatos se reproduzem e vivem em ambiente doméstico e preferem o interior da casa. Encontrarum carrapato em sua casa, indica que uma infestação está acontecendo há semanas ou meses e pode ser causada por:

1. É possível que seu cão que tenha sido infestado e tenha trazido os carrapatos para casa. 

2. Os carrapatos se escondem em rachaduras e buracos nas paredes, rodapés, batentes de portas e outros móveis. A infestação ocorre quando uma casa recebe móveis ou utensílios domésticos, de outro lugar já infestado.

3. Quando estão prontos para se alimentar, carrapatos percorrem vários metros pelas paredes, em busca de um cão, podendo passar de uma casa a outra, por dentro dos muros e até entre apartamentos, pelas sacadas e varandas.

Estima-se que os carrapatos presentes no cão representam 5% da população total naquele ambiente. O fato de 95% da população estar escondida no ambiente e não no cão significa que o tratamento carrapaticida deverá ser feito no cão e no ambiente.

Carrapatos podem ter o tamanho de uma cabeça de alfinete. Em geral, são pequenos, redondos e de cor acinzentada ou marrom.

Para verificar se há carrapatos nos seu cão, observe se existem caroços ou inchaços e procure áreas da pele que pareçam irritadas. E como os carrapatos gostam de se esconder em áreas úmidas e escuras, certifique-se de verificar esses pontos: Sob a coleira, rabo, patas dianteiras e traseiras, na região da virilha, entre os dedos, nas dobras das orelhas, nas pálpebras e na boca, especialmente nas gengivas. Se os encontrar, o mais indicado é levar seu cão ao Veterinário, para uma avaliação e, se for o caso, prescrição de medicamentos adequados.

#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram