Os cães braquicefálicos são aqueles possuem focinho amassado. As raças mais conhecidas que possuem essa característica são Pug, Buldog, Lhasa Apso , Boxer, Pequinês e Shih Tzu. Essa condição traz alguns problemas de saúde para esses animais, sendo o principal relacionado à respiração, já que o focinho mais curto faz com que a troca de ar ocorra com dificuldade.
A maioria dos problemas respiratórios está ligada à síndrome respiratória braquicefálica, conjunto de condições que afetam de formas diferentes os braquicefálicos: hipertermia, problemas com os olhos e hipoplasia traqueal (estreitamento da traqueia).
O calor piora a situação. Esses animais correm mais risco de sofrer hipertermia – aumento da temperatura corpórea – por excesso de calor, além de ficarem ofegantes com esforço mínimo, necessitando cuidados especiais.
Tanto no inverno, como no verão, não é recomendado levar o animal para passear quando o sol está forte. O ideal é que os animais saiam de casa com a temperatura de 21ºC.
Durante o verão, o cuidado deve ser maior, podendo utilizar-se de bebedouros que deixam a água geladinha, além de tapetes térmicos que mantém a temperatura entre 5 a 10ºC abaixo da temperatura do ambiente, permitindo que o animal fique sempre fresquinho.
#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram