Cachorros e frutas – continuação…

Frutas Permitidas

Maçã: fonte de vitaminas A e Ce muitas fibras, com baixos teores de proteínas e gorduras, sendo uma fruta adequada para cães idosos. O miolo e as sementes, que contêm cianeto, que pode fazer muito mal a ele.

Melão: rica em água e fibras, mas deve ser dada com moderação, principalmente aos com sobrepeso e diabéticos.

Mamão: possui vitaminas A e C, fibras, potássio e cálcio. Mas deve-se atentar com a papaína, enzima facilitadora da digestão, mas que solta o intestino.

Manga: ricas em quatro vitaminas – A, B6, C e E – além de potássio e betacaroteno. Deve ser dada com moderação por ter muito açúcar. Remova a casca, o caroço e a parte mais dura, que envolve o caroço, pois contêm cianeto, que pode causar alteração respiratória.

Melancia: ótima para o verão por conter muita água. Deve ser oferecida sem casca e sementes, para evitar obstrução intestinal.

Morango: muitas fibras e vitamina C, além de uma enzima que até ajuda no clareamento dos dentes. Mas deve ser consumida com moderação por causa do açúcar.

Pera: rica em vitaminas do complexo B, além de A e C. Mas tire o talo, as sementes e a parte dura da fruta.

Pêssego: fonte de fibras e vitamina A, ajuda a combater infecções. Porém, o caroço deve ser retirado, pois contém cianeto. E evite os enlatados por terem muito açúcar na calda.

Frutas Proibidas:

Abacate: contém persina, substância que causa vômito e diarreia.

Carambola: contém oxalato de cálcio, principalmente se não madura. Os sais do oxalato são absorvidos, ligam-se ao cálcio do sangue, podendo causar graves problemas de saúde.

Cereja: a planta da cerejeira contém cianeto. Nas frutas, a quantidade é menor, mas presente. Pupilas dilatadas, dificuldade em respirar e gengivas vermelhas são sinais de intoxicação por cianeto.

Uva: uvas e passas são tóxicas, independente de raça, sexo ou idade do animal, podendo levar à insuficiência renal súbita aguda.