As raças de cachorros mais antigas do mundo, segundo estudos científicos - Parte 1

As raças de cachorros mais antigas do mundo, segundo estudos científicos
Parte 1

Estima-se que o homem e o cachorro convivem há 2000 ou 3000 anos, mas, ainda que as fontes históricas não ofereçam uma data precisa, supõe-se que o processo de domesticação começou há mais de 20.000 anos. Muitas das raças populares na atualidade são cachorros antigos, que surgem a partir dos séculos XVIII e XIX, como o pastor alemão e o boxer. Algumas raças sobreviveram milhares de anos e evoluíram junto com a humanidade. 

As raças de cachorro mais antigas do mundo compartilham algumas similaridades em sua constituição física e, também, em sua personalidade. Cachorros com corpos fortes, de musculatura bem desenvolvida, compactos e resistentes, com pelagens nas tonalidades avermelhadas, pardo ou areia. São inteligentes, ativos e muito independentes, têm facilidade de aprendizagem e preferem tomar decisões por sua própria conta. Têm sentidos muito aguçados e comportamentos instintivos bem marcados, como a caça ou a proteção de recursos e do território. Excelentes como animais de companhia. 

Basenji é considerada a raça de cachorro mais antiga do mundo,segundo um estudo científico que compara análises genômicas de 161 raças de cachorros atuais. É originário do continente Africano, onde era utilizado para caça e rastreio das presas. Não emite som característico do latido canino, mas um ruído muito particular, que se assemelha a uma risada; costuma assear-se de forma muito parecida aos felinos.

Saluki é considerada a segunda raça de cachorro mais antiga do mundo, e sua origem situa-se no ano de 685 a.C. Esse cachorro mostra um perfil único. Suas antigas funções consistiam na caça de lebres e na proteção das casas.

Mastim tibetano é o antecessor de todas as raças dos mastins, e sua origem remonta aos anos entre 384 e 322 a.C. É poderoso, musculoso, com pelagem densa e de grande porte. Tem sido destinado à guarda de rebanhos e à proteção de monastérios tibetanos.

#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram

WhatsApp chat