Ansiedade canina

Ansiedade canina: sintomas e como lidar

Ansiedade canina é o estresse causada por vários fatores: falta de liderança, separação, traumas, medos, barulhos altos, ausências, entre outros. O distúrbio é uma doença séria que compromete o bem estar do cachorro, causa sofrimento, gerando problemas de saúde ainda mais sérios.

Os sintomas podem ser identificados, tratados e corrigidos, dependendo do grau e do tipo. É importante tratar no início para não se agravar. É preciso conhecer bem cachorro para avaliar se sofre. Comportamentos impróprios nem sempre são sintoma de ansiedade, mas fique alerta a mudanças bruscas de comportamento.

Hiperatividade, tendência a atenção, não relaxar. Em geral, cachorro ansioso fica com a musculatura tensa, principalmente se ameaçado; ou imóvel diante do perigo; agachar o corpo no chão e manter a cabeça baixa; ou ainda rolam no chão com a barriga para cima e urinam em sinal de total submissão.

Ansiedade afeta hormônios, neurotransmissores e outras substâncias químicas, podendo levar à perda de apetite ou a comer em excesso, como compensação.

Cavar buracos, arranhar móveis, destruir objetos são sinais de ansiedade por tédio. Passeios, brincadeiras são ótimas para focar a energia e a ansiedade.

Barulhos fortes, como trovões, fogos são fontes de ansiedade. Tremor, ritmo e respiração ofegante, pânico são sintomas típicos. Tente desviar a atenção dele.

Estabilidade emocional não acontece se o cachorro ficar sozinho o dia inteiro. Ele precisa de companhia, interação para ter vínculo emocional. Cachorro que vive isolado em canil ou no quintal é mais suscetível a comportamento ansioso.

A Síndrome de Ansiedade de Separação é o medo excessivo de ficar sozinho, que leva o cachorro a latir muito, uivar, fazer as necessidades em casa. Cachorro que não tem como se distrair pode sofrer de ansiedade. Tédio e falta de atividade são péssimos. O cachorro precisa gastar energia: passeios, brincadeiras e jogos para estimular a mente.

Mas se o sofrimento for imenso, deve ser acompanhado com veterinário especializado nesse mal.

Buscando o tratamento adequado e sendo paciente, você receberá amor incondicional e um cachorro saudável.