Origem: É proveniente do Canadá. Seria descendente de cães indígenas e do grande cão urso preto, introduzidos pelos Vikings depois do ano de 1100. Com a chegada de pescadores europeus, a raça teria sido revigorada com cruzamentos com Labrador Retriever, Leonberg, São Bernardo e o Cão de Montanha dos Pirineus. A partir de então, as características essenciais foram mantidas. Além do talento nato para o resgate, também trabalhava trazendo pesadas redes com bacalhau para a terra e trabalhar com pastoreio e também com caça, dependendo das circunstâncias e, em 1880, ele também fazia o transporte de cartas na Ilha de Terra Nova.
Temperamento: Inteligente, calmo, meigo e dócil. Dá-se muito bem com crianças e é ideal para família com grandes espaços. Protetor, deve ser socializado e adestrado desde pequeno. Resistente, corajoso, fiel.
Aspecto: Cabeça larga e maciça, focinho curto e quadrado. Orelhas pequenas implantadas para trás. Olhos pequenos, profundos e afastados, sem mostrar a terceira pálpebra. Corpo maciço e vigoroso. Cauda larga e forte na raiz, que serve de leme quando nadando. Ossos grandes, musculatura forte e pulmões grandes permitem nadar grandes distâncias no oceano. Pelagem dupla e resistente à água, longa e reta, subpelo macio e denso. Nas cores preto, branco e preto e marrom, sendo o preto a tradicional.
Cuidados: Não é para ser criado no exterior, mas junto à família. Não se dá bem em clima quente e deve-se atentar para sinais de insolação. Tendência a babar, principalmente após refeições e beber água: mantenha sempre pano para mantê-lo limpo. Soltam muito pelo, sendo necessária escovação frequente. Das duas pelagens (externa e interna). Tendência a desenvolver problemas ortopédicos, que deve ser acompanhada desde pequeno como prevenção.