Sinais que você deve reconhecer em seu cachorro

Aprender a reconhecer as razões de alguns comportamentos do seu cão, também, significa amor e cuidado. Especialmente, certas atitudes dele, que podem parecer engraçadas, muitas vezes indicam que algo não está bem.

Quando o cão arrasta o traseiro pelo chão, está limpando restos de cocô, mas se isso se tornar repetitivo e for acompanhado de lamber a área, pode ser uma inflamação ou infecção das glândulas anais, que causam coceira e dor. Essas glândulas pequenas, também chamadas de sacos anais, encontram-se em ambos os lados do ânus, e produzem um odor característico. Quando elas estão bloqueadas e o cão não pode, por si só, remover o líquido marrom ou amarelado, irá arrastar o traseiro pelo chão. O melhor é levá-lo ao veterinário para esvaziar os sacos anais.

O animal que, compulsivamente corre atrás do rabo, é muito provável que esteja desenvolvendo um comportamento causado por tédio, ansiedade e estresse, e isso ocorre porque não receber estímulos suficientes e passar muito tempo sozinho. Pode ser, também, que ele esteja sofrendo de dor na coluna vertebral ou que apresentando algum problema dermatológico.

Se um cão esfrega repetidamente o rosto contra tudo em seu caminho, talvez o esteja sofrendo de infecção nos olhos ou nos ouvidos, e ele tenta aliviar a coceira ou a dor esfregando o rosto contra diferentes superfícies.

Entre outros sinais que indicam um pedido de ajuda de seu cão, pode estar o de agachar apenas com suas patas dianteiras. Isso pode significar que ele sofra de dor abdominal grave.

Quando o cão se coça continuamente com as patas traseiras, é muito provável que ele esteja com algum problema de pele, causada por, entre outras coisas, pulgas, carrapatos ou verrugas.

É muito importante observar todos os sinais que o seu cão emite, e procurar um veterinário de sua confiança para iniciar o tratamento adequado.