Origem: A origem é alemã. Geralmente visto como uma versão mini do Doberman Pinscher, devido a semelhança dos dois, o Pin Min antecede essa raça por, pelo menos, 200 anos. Trabalhava originalmente como um caçador de animais daninhos em celeiros alemães.
Temperamento: Destemido, valente e confiante guardião, latindo insistentemente a qualquer ruído e preparado para enfrentar intrusos muito maiores que ele. Ativo, vivaz, jovial e inteligente. Apesar de gostar agradar sua família, não é submisso: pode ser teimoso e independente. Sua curiosidade pode leva-lo a aventuras se encontrar portões abertos. Alegre e engraçado, sempre em movimento e de uma limpeza próxima a um gato.
Aspecto: Cabeça alongada e expressiva. Crânio achatado e dentição bem desenvolvida em tesoura. Olhos, ovais e escuros. Orelhas, em forma de “V”, implantadas no alto e naturalmente dobradas. Ventre ligeiramente erguido e membros bem retos. Cauda deixada natural. Pelo curto, abundante, liso e brilhante, bem assentado sobre o corpo. Pelagem unicolor – vermelho-cervo ou vermelho-castanha a vermelho-castanha-escura – ou bicolor – preto e fogo ou de um preto azeviche com marcas fogo nas faces, nos lábios, nas sobrancelhas, no peito, nas extremidades dos membros e debaixo da cauda.
Cuidados: Por ser muito ativo, precisa de grande quantidade de exercícios, passeios ao ar livre, caminhadas e atividades como agility e obediência. Deve ser educado desde filhote com firmeza, mas nunca com brutalidade e reprimendas. Precisa viver dentro de casa e seu corpo, quase sem gordura, necessita de camadas de roupas para aguentar temperaturas baixas. Deve-se tomar cuidado com os ossos e evitar que fique pulando muito.