O que é DDIV – Doença do Disco Intervertebral?

A doença do disco intervertebral em cães pode ser descrita como um disco rompido, abaulado ou hérnia. Essa condição é mais comum nas raças Beagle, Dachshund, Pequinês, Shih-tzu, Basset Hound, Lhasa Apso, Corgi e Cocker Spaniel, mas pode ocorrer em cães de qualquer outra raça.

É um processo degenerativo gradual relacionado à idade, que afeta a medula espinhal do cão, muitas vezes sem ser detectado. Algo tão comum quanto um pulo no sofá pode danificar um disco que foi enfraquecido pelo DDIV e desencadear sintomas agudos e dolorosos da doença.

Ele ocorre quando os discos de absorção de choque entre as vértebras começam a endurecer gradualmente, até serem incapazes de amortecer as vértebras adequadamente. Os discos endurecidos incham e comprimem a medula espinhal, muitas vezes danificando os impulsos nervosos do cão, como aqueles que controlam o controle da bexiga e do intestino.

Os sintomas podem aparecer de repente ou gradualmente, e podem ser muito dolorosos. Se notar um ou mais dos seguintes sintomas, procure atendimento veterinário o mais rápido possível.Atrasos no início do tratamento podem levar a danos irreversíveis.

• Cabeça baixa
  • Arqueando para trás
  • Tremendo ou chorando
  • Relutância em se mover
  • Instabilidade em todas as 4 pernas
  • Incapacidade de andar normalmente
  • Incapacidade de suportar o próprio peso
  • Incapacidade de ficar de pé
  • Espasmos musculares
  • Barriga tensa
  • Fraqueza nas patas traseiras
  • Cruzar ou arrastar as pernas traseiras ao caminhar
  • Dor e/ou dificuldade para pular
  • Cauda mole
  • Incontinência urinária ou fecal
  • Ânus dilatado

Se o seu cão for diagnosticado com uma lesão leve ou moderada, o Veterinário pode tentar o tratamento com medicamentos esteroides e anti-inflamatórios (para ajudar a reduzir a dor e o inchaço), combinados com repouso absoluto, por aproximadamente 4 a 6 semanas. Em casos mais graves, há recomendação de cirurgia e reabilitação, com fisioterapia pós-cirúrgica.