O cachorro possui um superpoder: o olfato, tão poderoso que ele consegue detectar odores que não podemos sentir, emprestando seu nariz na busca de pessoas, substâncias, doenças, explosivos e tantos outros.
Ele consegue sentir o odor de uma folha caindo, de insetos que residem dentro de uma árvore ou de uma gota de sangue em uma piscina. Sentir e detectar a composição de uma borrifada de perfume dada dentro de um estádio de futebol fechado.
O nariz esponjoso e molhado faz com que o cachorro capture mais fácil os odores que a brisa traz.
Ele possui a habilidade de cheirar separadamente com cada narina, ajudando a determinar a direção de onde o cheiro vem. Rapidamente, ele fica ciente do que está cheirando e sua origem.
Com a entrada do ar no nariz, um tecido o separa em dois compartimentos diferentes. Um só para respirar, e o outro só para sentir o cheiro.
Para processar a quantidade de informações que o nariz captura, o sistema olfativo canino possui uma área relativa cerebral muito maior do que a de um humano, equivalente a 40% a mais.
Toda essa estrutura permite que o cachorro identifique e lembre de um número imenso de odores, em concentrações que chegam a até 100 milhões de vezes menores do que o nariz humano pode detectar.
O cachorro possui um sistema olfativo separado, chamado órgão vomeronasal, localizado acima do céu da boca, detectando os hormônios que todos os animais naturalmente liberam. Por ele, consegue identificar parceiros em potencial, distinguir entre animais amigáveis e hostis e alertas sobre nossos vários estados emocionais;
Outra característica impressionante é o fato do cachorro captar e identificar, através de sinais olfatórios que todos nós vamos deixando por onde passamos, onde estivemos ou o que fizemos.
#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram