O vira-lata é amado por muitos e, ainda hoje; é um dos animais que mais sofre com o abandono no Brasil. O termo usado para descrevê-lo tem se modificado nas últimas décadas, o vira-lata era considerado um cachorro de rua, virando latas e em meio ao lixo, buscando alimento, mas seria melhor chamá-lo de mestiço ou pela sigla SDR (Sem Raça Definida).
Originado a partir da mistura de duas (ou mais) raças, o cachorro vira-lata não apresenta um comportamento padronizado, pois as características que definem sua personalidade são provenientes de mais de uma fonte. Se a mistura é feita a partir de cães com comportamento calmo e tranquilo, há mais chances de que o animal nasça com o mesmo tipo de temperamento herdado de seus pais.
Contudo, a maioria dos vira-lata costuma ser bem dócil.
O aspecto dos vira-latas não pode ser definido de uma forma geral, já que todas as suas características são definidas a partir de influências das raças que lhe deram origem, porem a maioria é de porte médio, e destacam uma pelagem de cores mais neutras, como cinza, bege ou mais puxada para o preto.
Geralmente são bastante carinhosos, espertos e cheios de amor para dar. O vira-lata tem um grande nível de inteligência; sendo fácil ensinar truques, regras e limites.
Uma das maiores vantagens é capacidade de adaptação aos mais variados tipos de ambiente e tipo de convivência: quanto maior a mistura de raças que o origina, maior o potencial de se acostumar com situações de convívio diferentes.
Um fator muito importante é que por ser um animal de raças misturadas, é mais resistente a alguns tipos de doenças que os demais por não ter uma carga genética exclusiva, sendo o resultado de uma seleção natural.
Os cuidados devem ser os básicos que se aplicam a todos: vacinação e vermifugação anuais, banhos periódicos, escovação da pelagem, escovação de dentes diária, passeios frequentes, tosas higiênicas e corte de unhas periódicas, entre outros.
É fundamental que, ao levar um vira-lata para casa, o tutor tenha em mente que visitas periódicas ao veterinário são necessárias para manter a saúde e o bem-estar do animal.
#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram #instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #felinos #felino #instacats #lovecats