Origem: A origem está em seu nome, sendo Maine seu estado de origem e Coon subtraído do termo guaxinim em inglês (Raccoon). Popularmente conhecido com o Golias dos gatos, por seu tamanho grande, também conhecido como o gato guaxinim por sua cauda. Provável origem do Angorá trazido por marinheiros, de várias localidades da Europa e gatos americanos. Uma das primeiras raças de gato originadas no país.
Comportamento: Doméstico, divertido e afetuoso. Muito sociável, gosta da companhia de outro gato da mesma espécie, tem instinto dominante sem se tornar agressivo. Temperamento equilibrado e tranquilo. É inteligente e hábil, capaz de pegar alimentos com as patas do mesmo jeito que um guaxinim faz, além de conseguir abrir portas com as patas. Raramente mia, apresentando uma voz que não condiz com todo o seu tamanho. Amante da natureza, bom caçador e precisa de passeios ao ar livre. Gosta de estar perto de pessoas, mas não gosta de colo e não é completamente dependente dos humanos, apreciando apenas estar por perto das pessoas.
Aspecto: Inconfundível por seu tamanho e pelagem densa. Grande e forte, focinho quadrado e nariz largo, orelhas grandes e pontiagudas. Olhos grandes, afastados, levemente ovais, mais arredondados quando completamente abertos, em todas as cores, variando principalmente entre ouro e verde. Pelagem suave e grossa no corpo apesar de curta na cabeça, com a presença de colar. Apresenta subpelo fino e suave. O pelo é adequado para todas as épocas do ano, dando proteção no inverno, e também contra água. A maturidade é tardia, entre os três e quatro anos.
Cuidados específicos: Não precisa de uma atenção muito meticulosa, basta a escovação semanal para o pelo não formar nós.