Infecção urinária em gatos

Infecção urinária é o mal mais incômodo que o gato pode sofrer. Há vários tipos de infecções, como a cistite (inflamação da bexiga), nefrite (inflamação dos rins) ou cálculos urinários, que apresentam os mesmos sintomas. Afetam a bexiga e a uretra do felino, podendo ocorrer em qualquer idade, sobretudo nos de idade adulta obesos, que estão em espaços reduzidos ou que sofrem poucos momentos de tranquilidade. Além de dolorosa, pode ser mortal.

Podem sofrer de surtos repetidos, piorando com o tempo, mas a maioria não apresenta sintomas até que a doença esteja avançada. Por isso, é importante vigiar o comportamento do seu gato ao fazer suas necessidades e o estado da urina.

Os sintomas de infecção urinária são: demasiado esforço ao urinar; urina em poucas quantidades; não consegue conter e urina fora da sua caixa de areia; tenta urinar com mais frequência do que o normal, confundindo com a ação de defecar; choro no momento de urinar; sangue na urina; necessidade constante de lamber as suas partes íntimas para aliviar sensações incômodas; febre, falta de apetite e apatia. Diante de qualquer um desses sintomas, leve o animal ao veterinário para os exames de análises de sangue e de urina, e se confirmado realize o tratamento completo para evitar recaídas. Habitue seu gato a beber água que é fundamental para limpar e depurar o organismo.