FILHOTES – Adotei um e agora – Como tratar? – Parte I

No primeiro mês de vida o filhote dorme bastante e precisa de ambiente calmo. Evite acordá-lo ou pegá-lo com frequência, porque até 3 meses de idade ele dorme 80% do tempo. Não o deixe só por muito tempo ou perto de locais barulhentos e com muitas pessoas. Não permita que crianças brinquem com ele, tratando-o como brinquedo.

É natural estranhar o novo lar no início. Compreensão, carinho e atenção são necessários no período de transição para a adaptação. À noite, cubra-o com um pano que pode ter o cheiro da mãe, e ele se sentirá protegido. Relógios mecânicos simulam batimentos cardíacos maternos e ajudam. Garrafa pet com agua morna coberta com um pano também pode ajudar, isso vai aquece-lo e acalma-lo.

O filhote ainda não conhece o local e o tutor deve ter cautela. Quando pequeno, é brincalhão e curioso, podendo se machucar entre fios desencapados e tomadas, por isso é necessário evitar o acesso, inclusive também a plantas, escadas e produtos de limpeza.

O filhote deve ter o espaço que ele goste de ficar. Treine-o para que ele aprenda a ir para a própria cama e elogie quando ele preferir ficar lá. É importante que ele tenha o próprio espaço para criar independência, dormir e descansar. Providencie uma cama confortável e aconchegante.

Estipule horário fixo para oferecer as refeições, sempre na quantidade recomendada pelo veterinário. Não deixe ração à vontade porque além de não ser saudável, ele pode comer demais. A ração disponível o dia todo fica exposta ao oxigênio e luz e começa a oxidar e a perder nutrientes e atrair insetos. Ofereça a quantidade certa, na hora certa. Converse com o veterinário sobre quantas refeições o filhote precisa fazer por dia. Ofereça a quantidade certa que ele precisa comer no período da manhã e deixe-o terminar de comer. Se não comer, tire o pote e só ofereça na próxima refeição. Você deu a chance para ele comer e ele escolheu não comer. Se ele começar a comer, parar e não quiser mais, tire o pote e jogue a ração fora. Se não comer em alguma refeição, não some as quantidades de refeição não comidas e ofereça somente a quantidade certa por refeição.

#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram

WhatsApp chat