A Dermatofitose, popularmente conhecida como Tinha, é uma infecção na camada superficial da pele, causada por fungo. Esse parasita se alimenta da queratina presente na pele, pelo e unhas.
Entre os animais, os gatos são os mais acometidos pela doença. A infecção pode ocorrer em qualquer idade. A baixa da imunidade e uma condição de saúde debilitada são fatores favoráveis ao desenvol
vimento da Dermatofitose. Animais de pelagem comprida tem maior predisposição a doença, pela maior dificuldade de remoção dos esporos do fungo na higiene diária. Os esporos são pequenas partículas de reprodução dos fungos que ficam alojados nos pelos dos animais, nas escovas e pentes utilizados na higiene dos pelos, coleiras, na cama do animal e pelo ambiente onde ele circule.
A dermatofitose é uma doença altamente contagiosa e não apenas entre os animais, mas sendo transmitida do pet aos tutores.
SINTOMAS E DIAGNÓSTICO
Os sinais clínicos observados são:
- queda da pelagem e descamação.
- regiões com falha na pelagem apresentando vermelhidão em forma circular.
- hiperpegmentação e muita coceira.
O diagnóstico é realizado por Cultura Fúngica, método mais garantido para confirmar os sintomas observados.
TRATAMENTO
- Local: uso de banho terapêutico
- Medicação: é essencial no tratamento da dermatofitose. Prescrito pelo médico veterinário, a medicação vai atuar nos folículos pilosos e chegar ao local onde estão concentrados os fungos, conseguindo eliminar o parasita.
- Ambiente: é fundamental a limpeza constante do local onde o animal circula. Cama, escovas, coleiras, tapetes devem ser desinfetados. O uso de água quente com temperatura acima de 43° graus Celsius, é um método de descontaminação.
O tratamento da doença é demorado e os resultados visíveis podem ser notados normalmente após 3 semanas de tratamento, podendo nesse período até aumentar as áreas de falha na pelagem.
Dr. Marcos Fernandes (CRMV-SP 7287)