A dermatite por lambedura consiste em diversas lesões na pele do animal provocadas pela auto lambedura constante numa determinada região, chegando a causar feridas que muitas vezes são difíceis de tratar. Também conhecida como dermatite psicogênica, normalmente é observada próximo aos membros e patas. É uma das muitas doenças que têm origem psicológica.
Os principais fatores que levam o animal a desencadear este quadro, são: verticalização das cidades (cães vivendo isolados em apartamentos pequenos), sedentarismo, não socialização com membros da mesma espécie ao qual eles pertencem, falta de passeios, intenso processo de humanização e muito estresse. Estes são os fatores que potencializam a doença em animais que já são nascem predispostos.
É importante estar atento ao animal quando há mudanças de rotina na família, como a chegada de um bebê e aumento do ritmo de trabalho e estudos, sobrando menos tempo para interagir com o animal. Essas são situações que podem desencadear no animal o tédio, depressão e estresse.
O animal desenvolve este hábito compulsivo (lambedura das patas), desencadeando a liberação de neurotransmissores que lhe dão uma sensação de bem estar.
O tratamento envolve:
- Terapias complementares, tais como: homeopatia, terapia floral e aromaterapia.
- Mudanças de hábitos para com o animal, como exercícios físicos, passeios e socialização com outros animais.
Para a restauração da pele e do pelo do animal recomenda-se a assepsia local e utilização de um produto regenerador.
Dr. Marcos Fernandes
CRMV-SP 7287