Dermatite Felina

Dermatite é um termo geral que descreve inflamação ou irritação da pele. Geralmente aparece como aglomerados de pequenas protuberâncias vermelhas ou como uma erupção cutânea. À medida que seu gato coça as áreas irritadas, pode gerar crostas, lesões, pústulas e perda de pelos.

Principais sintomas:

Coceira ou arranhões contínuos, perda perceptível de pelos, lesões ou pequenos inchaços (especialmente na cabeça, pescoço e costas), vermelhidão, inchaço ou endurecimento de um pedaço da pele.  Todos esses sintomas podem ser facilmente ocultados sob o pelo do gato. Por isso, é muito importante observá-lo cuidadosamente, ter uma boa rotina de escovação e de visitas ao veterinário.

Principais causas da dermatite

Pulgas: Picadas podem contribuir para o surgimento da dermatite. Nesse caso, será necessário um tratamento eficaz contra pulgas. Recomenda-se que todos os animais da casa, também, passem pelo mesmo tratamento, por um período mínimo de 3 meses.

Alergias à comida: A dermatite pode surgir como resultado de uma alergia alimentar, com o aparecimento de pequenos inchaços e erupções nas áreas da cabeça e pescoço do seu gato. Nesse caso, identificar o alérgeno e removê-lo da dieta dele, usando uma dieta de eliminação, poderá ajudar a aliviar os sintomas.

Fatores ambientais: podem desencadear episódios de dermatite. Se seu gato está inalando alérgenos no ambiente circundante, isso pode ser um fator contribuinte em caso de dermatite. As alergias ambientais são difíceis de tratar, no entanto, usando filtros de ar HEPA, mantendo seu gato dentro de casa, os alérgenos podem ser identificados e gerenciados

Outros fatores que podem desencadear dermatite: Reação adversa a medicamentos, dieta pobre, ácaros, micose, infecções bacterianas, distúrbios hormonais ou imunológicos.

Se não houver uma causa aparente, um veterinário poderá ajudá-lo a investigar os motivos prováveis.