Cuidando de cães recém-nascidos

Aproxime-se com cuidado: Embora você possa querer acariciar e segurar os filhotes constantemente, é importante não intervir muito na 1ª ou 2ª semanas de vida, pois eles são muito suscetíveis às doenças, e pode ser estressante para a mãe e os bebês. Tenha cuidado ao se aproximar, pois algumas mães podem se mostrar agressivas ao perceberem uma ameaça.

À medida que eles ficam mais velhos e mais indisciplinados, a mãe vai querer mais e mais tempo para fugir, dormir, se exercitar ou socializar com os membros da família. Dê espaço a ela para se afastar, mas certifique-se que ela volte com frequência para checá-los.

Forneça uma cama num local quente: Filhotes são incapazes de regular a própria temperatura corporal até a 3ª ou 4ª semanas. Por isso, nesse período, você deve fornecer condições para que eles fiquem aquecidos, então, disponibilize uma caixa ou uma cesta, com um tecido macio, para que eles compartilhem.

Comece a se socializar : Se a mãe permitir, você pode acostumar os filhotes a sua presença. Socializá-los em idade precoce, ajuda a garantir que se adaptem bem em um outro lar.

Filhotes não devem ser tirados de suas mães muito rapidamente, pois aprendem regras sociais e comportamentos importantes com ela e os irmãos. Eles não devem ser separados da mãe se tiverem menos de 8 semanas. Espere até que tenham 10 semanas, para que eles tirem o máximo benefício da interação social com a mãe e irmãos de ninhada.

Comece o desmame com 3 a 4 semanas: Nesse momento, já pode ser iniciado o processo de desmame, com a oferta de ração.  Pode-se misturar ração seca com água ou sachet para facilitar a alimentação, embora eles, ainda, devam ter acesso constante à mãe, pois ela continuará a amamentá-los. O desmame costuma acontecer entre a 5ª e 6ª semanas.

Desparasitação e Vermifugação: Muitos veterinários recomendam a desparasitação em intervalos regulares, a partir das 2ª a 4ª semanas, e a vacinação na 6ª semana.